Translate this blog here for your language.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Leitura de Verão: Os momentos mais ensolarados dos livros de Harry Potter

Toda estação é mágica em Hogwarts, mas o verão bruxo é particularmente especial

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.
Para começar, o verão não é exatamente a estação preferida do ano de Harry – isso se deve ao fato de que é o único momento do ano em que ele tem de voltar para os Dursley. Mas graças a alguns bons amigos, o verão logo se torna muito mais agradável para Harry, e através dos livros vemos alguns verões mágicos incríveis. Aqui estão alguns de nossos momentos favoritos de verão.

O primeiro verão de Harry n'A Toca

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

Depois de causar um escândalo na casa dos Dursley quando Dobby, o elfo-doméstico, arruina um jantar de negócios, Harry é levado para a casa de Rony, A Toca, às pressas. Apesar das orelhas de Rony ficarem vermelhas com a ideia de Harry conhecer sua casa bagunçada e desorganizada, o Menino-Que-Sobreviveu logo se apaixona pela maravilhosa, mágica e desleixada Toca. Antes de todos voltarem para Hogwarts, Harry passa dias muitos felizes jogando Quadribol com maçãs, desgnomizando o jardim dos Weasley e ajudando nos jantares fantásticos da Sra. Weasley.
"O fim das férias de verão chegou muito depressa para o gosto de Harry. Ele estava ansioso para regressar a Hogwarts, mas aquele mês n'A Toca fora o mais feliz de sua vida. Era difícil não ter inveja de Rony quando pensava nos Dursley e no tipo de boas-vindas que poderia esperar na próxima vez que aparecesse na rua dos Alfeneiros.
Harry Potter e a Câmara Secreta

A guerra de mesa com os Weasley

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

No quarto ano de Harry, sua ida à Toca foi especialmente fantástica devido a iminente Copa Mundial de Quadribol – o que culminou em bônus de Weasley. Os dois irmãos mais velhos de Rony, Gui e Carlinhos, deram uma nova vida à Toca e, numa cena particularmente agradável, iniciaram uma batalha de móveis antigos no jardim.
"A origem do barulho surgiu quando eles entraram no jardim e viram Gui e Carlinhos, de varinhas em punho, fazendo duas mesas velhas voarem alto pelo gramado e colidirem, cada qual tentando derrubar a outra no chão. Fred e Jorge aplaudiam; Gina ria e Hermione estava parada junto à sebe, pelo jeito dividida entre o riso e a aflição.
Harry Potter e o Cálice de Fogo

A Copa Mundial de Quadribol

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

Mas o verão mágico de Harry não ficou só na Toca aquele ano; houve também a Copa Mundial de Quadribol, um dos eventos esportivos mágicos mais aguardados de todos. Tendo em vista que Harry só havia jogado em Hogwarts, este grande torneio realmente ampliou seus horizontes – até porque teve a experiência de acampar com outros bruxos e descobrir revelações sobre outras escolas de magia.
"Era Quadribol como Harry nunca vira ninguém jogar antes. Ele apertava o onióculo com tanta força contra os olhos que seus óculos estavam começando a cortar a ponte do nariz. A velocidade dos jogadores era incrível – os artilheiros jogavam a bola um para o outro tão depressa que Bagman só tinha tempo de identificá-los."
Harry Potter e o Cálice de Fogo

Um momento aconchegante

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

A menção de Lorde Voldemort, o Lorde das Trevas responsável por vários assassinatos macabros ao longo da história da magia, não te faz pensar muito bem em "verão". Estranhamente, um momento de paz com Rony e Hermione em Enigma do Príncipe, à luz do sol na Toca, faz Harry se sentir bem melhor sobre sua futura tarefa brutal: derrotar o Lorde das Trevas. Após contar aos seus dois melhores amigos sobre os mistérios da profecia, finalmente, se sente aliviado pelos dois ainda escolherem ficar ao seu lado naquela manhã de verão.
"Harry não estava realmente ouvindo. Sentia-se invadir por um calor que não vinha do sol; um bloqueio em seu peito parecia estar se dissolvendo. Sabia que Rony e Hermione estavam mais chocados do que demonstravam, mas o fato de continuarem a seu lado, consolando-o com palavras animadoras, sem fugir dele como se pudesse contagiá-los ou oferecer perigo, valia mais do que jamais poderia dizer a eles."
Harry Potter e o Enigma do Príncipe

O casamento de Gui e Fleur

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

Apesar de Gina Weasley apelidar a espoa de Gui de "Fleuma", o glorioso verão do casamento de Gui e Fleur foi brilhantemente positivo, o que pode ter a ver com o fato de Fleur ser parte Veela. Com a ascensão de Voldemort e Harry prestes a embarcar numa jornada para destruí-lo, o casamento serviu para lembrar que, mesmo nos momentos mais sombrios, sempre há esperança, para não mencionar o potencial de uma boa festa divertida.
"Atrás do garoto, a entrada da tenda revelava filas e mais filas de frágeis cadeiras douradas dispostas nas laterais de um longo tapete roxo. Os postes de sustentação estavam enfeitados com guirlandas de flores brancas e douradas. Fred e Jorge tinham pretendido um enorme buquê de balões dourados sobre o ponto exato em que Gui e Fleur em breve se tornariam marido e mulher. Fora da tenda, abelhas e borboletas pairavam preguiçosamente sobre a grama e a sebe."
Harry Potter e as Relíquias da Morte